Dicas

Diferença entre geladeira e refrigerador

Diferença entre geladeira e refrigerador

Quem nunca se perguntou, em algum momento da vida, qual a diferença entre geladeira e refrigerador? Essa pergunta pode parecer boba, mas ela sempre aparece quando o assunto é a montagem e decoração da cozinha. Saber essas diferenças é fundamental para escolher qual a melhor de acordo com as suas necessidades.

Com certeza, você já deve ter visto alguns anúncios de geladeiras e refrigeradores e pode ter ficado na dúvida sobre a diferença que existe entre eles.

Surpreenda-se, não existe diferença entre esses dois eletrodomésticos. Eles são os mesmos, porém com nomes diferentes.

Para entender melhor essa confusão criada, a seguir você confere mais informações sobre essa suposta diferença entre geladeira e refrigerador criada ao longo da história. Com essas explicações, vai ficar muito fácil tirar essas dúvidas da sua cabeça.

Como a geladeira surgiu?

Antes de saber se existe alguma diferença entre geladeira e refrigerador é muito importante conhecer a sua história de surgimento.

No ano de 1842, James Harrison australiano, construiu a primeira máquina com capacidade de refrigeração utilizando basicamente, a compressão de vapor.

Pode parecer estranho, mas desde essa época, a geladeira já tinha uma relação com a cerveja. Harrison foi contratado inicialmente por uma fábrica de cerveja para produzir uma máquina que fosse capaz de mantê-las resfriadas, durante todo o processo de fabricação.

Além disso, essa máquina seria utilizada também na indústria de carnes processadas, para que tivesse a possibilidade de exportá-las depois.

Nos EUA, o primeiro protótipo de uma máquina refrigeradora foi feito em meados de 1850. No Brasil, essa máquina ainda era conhecida como “refrigerator”. Desde então, esse nome acabou sendo atribuído as geladeiras. E são usados até hoje para denomina-las.

Com o passar do tempo esses refrigeradores ganharam novas tecnologias, passaram a produzir gelo e conservar produtos e alimentos em diferentes temperaturas. O termo geladeira foi ganhando espaço e força apenas com o passar dos anos.

Diferença entre geladeira e refrigerador

Como a geladeira evoluiu?

O surgimento da agricultura despertou no homem pré-histórico as preocupações de armazenagem das sobras de alimentos. Ele compreendeu que seria necessário ter algum lugar onde elas deveriam ser guardadas para posteriormente poderem ser consumidas em épocas de escassez.

Os métodos clássicos mais utilizados para a conservação dos alimentos nessa época que não existia geladeira eram a adição de grandes quantidades de sal com especiarias e a secagem da carne. Essas opções de conservação era para evitar a propagação de microrganismos nocivos para a saúde e que possuem um alto poder de deterioração.

Foram feitas muitas tentativas até que a geladeira que conhecemos existisse. Mas uma coisa é certa, desde os primeiros protótipos ela foi criada com a função de conservar e armazenar os alimentos, através da refrigeração.

Em 1850, o médico John Gorrie fez a primeira tentativa de geladeira inventando uma máquina que funcionava com vapor, capaz de mover um pistão dentro de um cilindro. Esses movimentos permitiam o congelamento de água pura.

Com o surgimento da energia elétrica, essas ideias foram se aprimorando no decorrer dos anos. Desse modo, os primeiros modelos domésticos, chamados de “refrigerators”, começaram a ser vendidos no final do século XVIII.

Na década de 50, essa máquina com capacidade de refrigerar chegou ao Brasil. Foi a marca Frigidaire, pertencente a General Motors a responsável por essas importações.

Essas máquinas eram chamadas de refrigeradores, por causa da capacidade de produzir gelo e resfriar todos os alimentos e produtos que estiverem em seu interior.

Ao longo da história os nomes confundiram os consumidores, que já não sabiam mais qual era a diferença entre geladeira e refrigerador.

Mas, além disso, as geladeiras também eram chamadas de frigidaire, nome da marca. Essa prática inclusive é muito comum no país, diversos produtos são chamados pelo nome da marca.

Existem diferenças entre freezer e geladeira?

Freezer

Qual a temperatura recomendada?

A temperatura é a principal diferença entre os dois. É preciso entender que o freezer não é igual a um refrigerador, pois a sua capacidade de atingir temperaturas mais baixas é bem maior.

A média é entre -14°C a -25°C, ou seja, bem menores do que as de um refrigerador.

Aqui, explicamos um pouco mais sobre qual a temperatura ideal do freezer.

Quais os tipos que existem?

O trabalho que um congelador tem dentro da sua geladeira é o mesmo que um freezer, porém com uma grande diferença, sua capacidade para armazenar alimentos é bem menor. Os tipos se dividem em dois tipos, os verticais e os horizontais.

Freezer Horizontal

A capacidade de um freezer horizontal é bem maior do que os verticais. Nele é possível armazenar peças grande de carnes e peixes, por exemplo, além de bebidas em latas e garrafas.

Freezer Vertical

Mesmo sendo na vertical, esse tipo de freezer também consegue ter uma boa capacidade de armazenamento. Verifique esse tipo de produto de perto, assim você consegue decidir qual deles atende a demanda do seu estoque.

Geladeira

Existe uma variedade bem grande de modelos de geladeiras, com tamanhos e materiais diferentes. As mais caras costumam ser as de inox e as que possuem diferentes funcionalidades.

A marca Brastemp para deixar sua geladeira mais diferente ainda do que as outras que existem no mercado, criou o evox. Ele é um tipo de inox, só que fosco, existente apenas nos produtos da marca.

Tipos de geladeiras

Geladeira tecnologia Frost Free

Esse tipo de geladeira é um dos mais vendidos no mercado, isso se dá pelo simples fato dela não acumular gelo em seu interior. Isso facilita a sua limpeza no dia a dia.

Geladeira modelo tradicional com o congelador em cima

Muitas casas ainda possuem esse tipo de geladeira, onde o congelador se encontra na parte de cima do eletrodoméstico. São conhecidas como geladeiras retrô.

Geladeira com freezer na parte debaixo

Essas geladeiras são mais modernas e elegantes. Para o dia a dia são muito práticas, facilitando a vida de quem a utiliza com frequência. A única desvantagem está no seu preço, esse modelo costuma ser um dos mais caros do mercado.

Temperatura da geladeira

O objetivo principal de uma geladeira é resfriar os alimentos que estão dentro dela, dessa maneira ela costuma ser gelada, mas sem congelar. A média de temperatura de um eletrodoméstico desse tipo varia entre 1°C a 7°C.

Por causa das confusões de nomes ao longo da sua história, muitos consumidores tiveram dúvidas como se existia diferença entre geladeira e refrigerador. Esperamos que, com essas explicações, tenha ficado claro quais as funções de cada um dos eletrodomésticos responsáveis por resfriar os alimentos.

Deixe seu Comentário