Dicas

Você vai adorar essas curiosidades sobre a geladeira

Curiosidades sobre a geladeira

Praticamente todas as casas possuem uma geladeira ou pelo menos algum dia já tiveram contato com ela e a sua capacidade de refrigeração. Hoje você vai conhecer algumas curiosidades sobre a geladeira. Esse eletrodoméstico tão importante para a alimentação humana e economia mundial. Você provavelmente não deve saber, mas graças ao surgimento dela, alguns setores também conseguiram se desenvolver economicamente. Conheça mais a seguir.

Você provavelmente já foi na sua cozinha hoje, pegou algum alimento da geladeira e nem sequer se perguntou como ela tem essa capacidade de refrigerar os alimentos com tanta facilidade.

A geladeira é um dos eletrodomésticos mais importantes dentro de uma cozinha. É graças a sua tecnologia e funcionamento de resfriamento que os alimentos podem ser conservados por mais tempo. E não pense que é uma tecnologia nova, até pouco tempo atrás ela simplesmente não existia.

Existem algumas curiosidades sobre a geladeira que são bem interessantes e que provavelmente você nem sonhava que existia.

Como a geladeira foi inventada?

Nosso cotidiano já vê como certa a presença da refrigeração artificial. Ela nos cerca praticamente durante todo o nosso dia em diferentes ambientes, seja no ar condicionado, nas geladeiras, freezers, etc.

É cada vez mais comum, a utilização das geladeiras dentro das casas, isso nos permite tomar bebidas geladas a hora que quisermos. Os alimentos congelados que compramos no mercado podem se manter conservados por muito mais tempo e consumidos praticamente em qualquer estação do ano.

A geladeira está tão presente nas nossas vidas que nem nos damos conta da sua real importância. Ela serve até para dar aquela refletida e refrescada quando abrimos a sua porta a esmo, somente para pensar.

Mas como será que ela foi inventada? Você já fez essa pergunta?

Desde o século XVIII, o sistema de refrigeração criado de maneira artificial já era conhecido, mas ainda faltavam estratégias para transformá-lo em equipamentos que pudessem ser vendidos em larga escala. Existem muitos personagens na história da criação da geladeira.

Foi um britânico, o primeiro cientista que demonstrou o funcionamento de um sistema de refrigeração artificial, o nome dele era Willian Cullen. Esse feito aconteceu na Universidade de Glasgow, em meados de 1748. Mesmo sendo um marco importante, esse cientista nunca elaborou nenhum plano para que de fato essa refrigeração pudesse ser utilizada de maneira mais prática.

Quem conseguiu esse feito foi um americano no ano de 1834. Oliver Evans conseguiu criar a primeira máquina capaz de refrigerar qualquer coisa. Ao invés de utilizar o líquido refrigerado, seu equipamento usava o vapor.

Dez anos depois, o inventor e médico americano chamado John Gorrie passou a utilizar uma versão mais sofisticada desse refrigerador a vapor. Ele começou a fazer a produção de gelo, a fim de refrescar o ar dos pacientes que sofriam com a febre amarela. Essa era a primeira maneira de utilização de um sistema de refrigeração no campo da medicina.

Sem dúvidas, essas curiosidades sobre a geladeira nos mostram a sua importância não apenas para a conservação de alimentos, mas também para a manutenção da vida, quando utilizada na medicina.

Curiosidades sobre a geladeira

Conheça algumas curiosidades sobre a geladeira

Geladeira e cerveja: relação antiga!

Conhecer as curiosidades sobre a geladeira nos permite viajar por diferentes histórias, desde a sua criação. Uma delas, é a relação direta que as geladeiras tiveram com a cerveja. Por que a sua criação foi tão importante para a produção dessa bebida?

Uma empresa alimentícia, em meados do ano de 1857, contratou James Harrison para que fizesse a criação de um aparelho capaz de refrigerar e conservar alimentos. O objetivo desse interesse na criação desse eletrodoméstico era poder utilizá-lo para a produção de uma das bebidas mais adoradas no mundo, a cerveja.

Decerto, os processos de produção industriais simplesmente se transformaram a partir da criação dessa máquina capaz de refrigerar alimentos e bebidas.

Os desenvolvedores já estavam de olho na criação dos primeiros vagões refrigerados que foram criados em 1857 e que revolucionou o comércio de alimentos, graças a sua capacidade de transportar carnes de uma região para outra.

O modelo do primeiro refrigerador doméstico igual a esses que temos em casa, foi criado em 1913. A marca Domelre foi o primeiro modelo desenvolvido exclusivamente para ser utilizado em casa. Aliás, a sua produção foi feita em massa e as vendas foram enormes em todo o território americano.

O inventor dessa máquina foi Fred W. Wolf Jr e a sua intenção desde o início da sua criação foi desenvolver uma máquina que fosse completamente compacta, fácil de ser ligada e desmontada.

As marcas se inspiraram nessa criação e no ano de 1927, então a gigante General Eletrics lançou um modelo bem moderno, o Monitor-top. Cerca de um milhão desses aparelhos foram vendidos. A única coisa desagradável desse tipo de aparelho era o tanto de calor que ele produzia em seu compressor. Essa peça inclusive ficava bem no topo da geladeira, coberta com uma capa.

Como era a conservação dos alimentos antes da criação da geladeira?

Sem dúvidas, a criação da geladeira foi uma das invenções mais importantes para a humanidade. Com a popularização desse equipamento, capaz de refrigerar, a maneira como os alimentos são consumidos, armazenados e comercializados foi totalmente transformado.

Além de interferir também diretamente no mercado de trabalho e em diversos processos da medicina.

Antigamente, antes de surgir de fato a geladeira, a alimentação das famílias estava restrita as condições do clima. Basta observarmos como os alimentos se comportam. Em temperaturas que beiram os 25°C, uma peça de carne não consegue durar mais do que algumas horas fora da geladeira.

O mesmo acontece com as frutas, mesmo sendo um pouco mais resistentes que as carnes, conseguem resistir apenas a alguns dias fora da geladeira. Mas, mesmo com tantas limitações, como conseguimos viver tanto tempo sem geladeira.

Essa é uma das curiosidades sobre a geladeira que todo mundo tem. Em lugares mais frios do planeta, os alimentos eram conservados em caixas cheias de gelo. Esse gelo podia ser buscado em lagos e mares congelados. Já as frutas e os legumes, precisavam ser consumidos imediatamente. Os produtos enlatados eram caríssimos e super valiosos na época, pois não precisavam de refrigeração.

Mas as curiosidades sobre a geladeira, ou melhor, sobre a falta dela não param por aí. Nos países mais quentes como o Brasil, as carnes eram conservadas no sal. Legumes e verduras, ficavam no sereno para não murcharem. Carnes frescas eram consumidas imediatamente após o abate, sem poderem ser conservadas. Já as do tipo charque e seca, duravam semanas sem estragar.

Deixe seu Comentário