Dicas

Tipos de geladeira: quais os 6 principais modelos?

Tipos de geladeira

Escolher o tipo certo de geladeira é muito importante, pois ela impacta diretamente na nossa rotina e orçamento. Então, para que você saiba qual modelo de refrigerador será o melhor para sua casa, nesse post falaremos sobre os 6 principais tipos de geladeira. Confira a seguir!

Tipos de geladeiras

De fato, a diversidade de tipos de geladeiras disponíveis pode tornar difícil fazer uma boa escolha. Além de optarmos um modelo que caiba na nossa casa, é preciso levar em conta a sua capacidade em litros, o número de pessoas na residência e as tecnologias que o fabricante disponibiliza.

Felizmente, existem refrigeradores para atender as necessidades de todos; quer você more sozinho ou tenha uma grande família. Então, ao escolher o tipo de geladeira, considere a sua rotina e a das pessoas que moram com você, a capacidade e funcionalidade do equipamento.

Confira a seguir os principais modelos disponíveis no mercado nacional!

1. Geladeira com 1 porta

Um dos tipos de geladeiras mais conhecidos e procurados pelos consumidores é o modelo de 1 porta. Esse refrigerador, como o próprio nome diz, tem apenas uma porta e sua capacidade varia entre 220 e 350 litros.

A geladeira de uma porta é indicada para residências com até 2 moradores, pois tem pouco espaço interno. Além disso, como o freezer fica dentro do refrigerador, ele também tem pouca capacidade. Por isso, esse modelo é indicado para quem não precisa armazenar grande quantidade de comida.

Embora esse tipo de geladeira não tenha a tecnologia Frost Free, ela tem um preço bastante acessível e é a melhor opção para compor cozinhas compactas.

2. Geladeira Duplex

O segundo tipo de geladeira disponível no mercado nacional é a Duplex. Esse modelo tem duas portas: uma na parte superior para o freezer e outra na parte inferior para o refrigerador.

De forma geral, a capacidade total das geladeiras Duplex pode chegar até a 500 litros; resultando em maior espaço no freezer. Além disso, estão disponíveis uma grande variedade de modelos, com as mais diversas tecnologias.

Assim, dependendo da capacidade e dos recursos do modelo escolhido, a geladeira duplex pode ser usada por famílias grandes com até 4 pessoas.

3. Geladeira Inverse

Semelhantemente, a geladeira Inverse tem duas portas e capacidade de até 500 litros. Porém, o diferencial desse tipo de refrigerador é o seu design. Com o freezer localizado na parte inferior e a geladeira na superior, esse modelo foi pensado para facilitar o alcance aos alimentos mais usados no dia a dia.

Por ser um dos tipos de geladeira mais modernos, geralmente elas têm sistema de delego automático e alguns recursos bem interessantes. Então, ela tende a ser mais cara do que os modelos anteriores.

Outro ponto a ser levado em consideração ao escolher esse modelo de geladeira são as crianças. Como o refrigerador fica mais alto, pode ser que elas precisem de ajuda para alcançar os alimentos.

Tipos de geladeira

4. Geladeira Side by Side

Para quem precisa armazenar grande quantidade de alimentos, especialmente no freezer, uma geladeira Side by Side pode ser uma opção. Esse modelo tem duas portas, uma ao lado da outra. Assim, o refrigerador e o freezer têm praticamente o mesmo tamanho.

De forma geral, a capacidade desse tipo de geladeira varia entre 500 e 600 litros. Por isso, ela é mais indicada para quem tem uma cozinha bem grande e para casas com 5 ou mais moradores.

Além disso, é bem comum que os modelos dessa categoria tenham recursos interessantes, como dispenser de água e de gelo.

5. Geladeira French Door

Em quinto lugar, outro tipo de geladeira espaçosa e com grande capacidade é a French Door. Em resumo, esse refrigerador é uma combinação dos modelos Inverse e Side by Side, pois tem uma porta inferior para o freezer e duas portas superiores para a geladeira.

Assim como o modelo anterior, a geladeira French Door tem capacidade entre 500 e 600 litros, sendo indicada para espaços amplos. O maior diferencial dessa categoria em relação as outras é o seu design inovador e os compartimentos internos que facilitam a organização.

Contudo, atualmente esse é um dos tipos de geladeiras mais caros!

6. Frigobar

Por fim, o Frigobar é o tipo de geladeira com menor capacidade disponível; variando entre 76 e 120 litros. Por isso, ele é mais indicado para escritórios ou quem não tem quase nenhum espaço em casa. Além disso, ele pode ser uma opção para aquelas pessoas que fazem a maioria das refeições fora de casa e não precisam armazenar muitos alimentos.

Embora esse tipo de refrigerador seja pequeno, ele tem gavetas, prateleiras e outros compartimentos para ajudar na organização. De forma geral, esse modelo ocupa menos de um metro quadrado e gasta pouca energia.

Sistemas de delego

Além dos tipos de geladeira, é preciso escolher também o sistema de degelo do equipamento. Atualmente, existem 4 tecnologias disponíveis. São elas:

  • Degelo Manual, em que é necessário descongelar regularmente para realizar a limpeza;
  • Cycle Defrost, que faz com que o freezer acumule menos gelo e reduz a regularidade de necessidade de degelo;
  • Degelo Semiautomático, em que não é necessário desligar o equipamento para descongelar o freezer;
  • Frost Free, que não forma gelo, facilitando a limpeza.

Considerações finais

Em resumo, existem 6 tipos de geladeiras que variam em tamanho e tecnologia. Assim, podemos dizer que o Frigobar é o modelo ideal para escritórios ou para pessoas que precisam armazenar pouquíssimos alimentos. Já os modelos com 1 porta, será útil para casa com até 2 pessoas.

Por outro lado, os tipos Duplex e Inverse, por terem opções com maior capacidade, podem atender bem famílias com até 4 moradores. Ademais, para residências grandes e com mais de 5 moradores, os modelos Side by Side e French Door serão os mais adequados.

Gostou de conhecer os principais tipos de geladeira? Então, continue acompanhando os posts do Melhor Geladeira para não perder nenhuma dica!

Deixe seu Comentário