Dicas

5 dicas de como limpar a geladeira

Como limpar a geladeira

Como limpar a geladeira da forma mais eficiente possível para evitar que fique com mau cheiro e garantir a preservação dos alimentos?

Sim, a falta de limpeza ou uma inadequada pode gerar o risco de fazer o eletro em vez de proteger, conservar os alimentos, contaminá-los e assim deteriorá-los mais depressa.

Situação que oferece riscos a saúde. Portanto, a boa limpeza da geladeira é útil não só para preservar uma boa impressão, mas também para zelar pela saúde de todos que fazem uso do eletrodoméstico.

Alguns podem pensar que uma meticulosa é desnecessária por acreditarem que não sujam tanto a parte interna do aparelho para necessitar de tamanha limpeza.

Essa impressão é um grande equívoco

Mesmo não promovendo verdadeiras trapalhadas como derrubar, em profusão, líquidos ou pedaços robustos de alimentos nas prateleiras não significa que a geladeira fica incólume.

É comum derrubarmos micro partículas que passam muitas vezes batido de nossa atenção, mas que provocam estrago quando somadas a outras ao longo do tempo.

São os respingos de leite que deixamos derrubar ao colocar a caixa na porta, é o pote da manteiga que guardamos com a parte inferior suja sem percebemos, é a mão engordurada de doce sujando a porta e outros alimentos, enfim, são diversas pequenas situações que no acumulado exigem sim uma limpeza bem caprichada para evitar os transtornos já citados.

Isso sem contar os alimentos que esquecemos no fundo do refrigerador ou do freezer, aquela peça de mortadela que provoca azia só de fitá-la, aquele queijo ralado que ninguém toca, aquele iogurte natural que poucos se animam em consumir.

Com o passar do tempo, esses patinhos feios se deterioram até que se tornam intragáveis de vez. E a decomposição dos alimentos acaba repercutindo no ambiente inteiro, seja pelo odor forte que propagam ou pela contaminação dos mantimentos próximos.

Acresce também que algumas comidas nem necessitam estarem estragadas ou estragando para empestear o ambiente com odor marcante e que sem dúvida não goza de unanimidade.

É o caso de peixes e molhos.

Como limpar a geladeira?

Certo, identificou o problema, viu que a sua geladeira e nem de ninguém está imune à sujeira e que a higiene é fundamental para garantir o bem-estar de todos que se alimentam no local?

E o que fazer para garantir uma limpeza eficaz que evite transtornos futuros?

Pois sem dúvida não basta passar um paninho de prato maroto com um pingo de algum produto de limpeza na parte externa, na porta da geladeira, para resolver a questão. Seria uma maravilha se assim fosse, mas a realidade é bem diferente.

Abaixo vamos passar um guia prático de como limpar a geladeira e fornecer algumas dicas bastante úteis sobre o assunto.

Leia os próximos tópicos!

Desligue a geladeira e tire todos os alimentos

O ato mais básico na hora de limpar a geladeira é desligá-la por completo, tirá-la da tomada, pois isso evita acidentes.

Com ela desligada, retire todos os alimentos e aproveite para jogar fora os que estiverem com a data de validade vencida.

Retire os itens da prateleira abaixo do congelador e em sequência das prateleiras superiores.

Coloque-os em um isopor com gelo, principalmente os alimentos das prateleiras superiores, pois precisam de maior refrigeração. Colocando no isopor, evita que fiquem expostos à temperatura ambiente e acabem estragando.

Caso a sua geladeira não for Frost Free, isto é, não tiver degelo automático, terá que aguardar o descongelamento completo para iniciar a limpeza. Sem a presença do gelo a limpeza ocorre mais rápida e com mais precisão.

O tempo de espera para os dias quentes é de 1 hora. Nos dias frios, recomenda-se aguardar o degelo por 3 horas.

Como limpar a geladeira

Limpando prateleiras e gavetas

Prosseguindo com as dicas de como limpar a geladeira, após esvaziamento do eletro, comece a limpeza pelas prateleiras. Mas o recomendável é retirá-las e lavar com água e detergente na pia.

Também pode ser lavada no tanque caso a sua pia seja muito pequena.

Caso as prateleiras sejam de vidro, não é indicado lavá-las com água quente. O choque térmico pode detoná-las totalmente. Prefira água fria, ou deixe a prateleira repousando em temperatura ambiente.

Antes de colocar de volta na geladeira, certifique-se que está bem enxugada.

Depois das prateleiras, siga para as gavetas e outras superfícies, sempre tendo os mesmos cuidados.

Limpando o interior

Seguindo com o passo a passo de como limpar a geladeira, na limpeza do interior do eletrodoméstico deve se evitar o uso de sabão e detergente. Os alimentos podem absorver o aroma desses produtos, o que sem dúvida não é recomendável.

Para a limpeza, utilize um pano limpo umedecido com água e algumas colheres de vinagre. O vinagre é útil, pois absorve os maus odores, além de ter poder desinfetante.

A borracha da porta também deve ser limpa, entretanto, pode ser lavada com detergente.

Tempo de secagem

Depois de lavado o interior, agora é só esperar o tempo de secagem. Não seja flexível nesta parte, é importante que a geladeira esteja bem seca antes de ser religada.

E ao religar, não se esqueça de ajustar a temperatura com o botão.

Limpando o congelador

A exemplo do refrigerador, o congelador tem que estar vazio e descongelado. Se o modelo tiver prateleiras, superfícies, faça o mesmo que fez com os do refrigerador: retire todos e os lave em separados. É importante que antes que inicie a limpeza, consulte as orientações da fabricante para garantir resultados mais eficientes.

Se a sua geladeira for Frost Free, a limpeza não é necessária, pois o gelo que produz é seco e fino, características que impedem o acúmulo de sujeira.

Caso não seja, o descongelamento se fará preciso.

O procedimento correto é retirar todos os alimentos, colocar a geladeira em off e retirar da tomada. A maior parte do gelo ficará sobre a bandeja de recolha, porém é provável que escorra água para o chão.

Evite usar objetos pontiagudos como faca. O mais adequado, para acelerar o processo de derretimento, é usar uma espátula de plástico para quebrar o gelo, isso impedirá que danos ocorram nas paredes internas.

Também se orienta colocar vários panos em frente à porta da geladeira.

Gostou deste conteúdo sobre como limpar a geladeira? Então curta, avalie, compartilhe. Seu apoio faz a diferença!

Deixe seu Comentário