Purificadores

Melhor filtro de barro: veja como escolher

Melhor filtro de barro

Desde a perspectiva da manutenção da saúde, consumir água filtrada é essencial. Em seguida, para que você não tenha que comprar incontáveis garrafinhas de água mineral, investir no melhor filtro de barro é uma excelente ideia.

Com toda a certeza, essa invenção genuinamente brasileira (tendo recebido o honroso título de “o melhor filtro” do mundo), conta com um sistema capaz de reter quase 100% dos microrganismos e impurezas.

Contudo, a água purificada fica armazenada adequadamente em um reservatório feito de cerâmica, mantendo-a sempre fresca. A saber, para selecionar a melhor opção para a sua cozinha, analise certos critérios, tais como a certificação do INMETRO, o peso, o tipo de vela, a capacidade e o material de fabricação.

Considere o material de fabricação

Nesse sentido, a despeito de ser considerado um item simples, o filtro de barro pode ser fabricado com 2 materiais distintos: acrílico e cerâmica. Em segundo lugar, cada um apresenta características próprias, mas garantem, igualmente, água pura.

Filtro de barro tradicional

Com a finalidade de relembrar imediatamente as cozinhas de nossas avós – das quais sempre saia boa comida – o filtro de barro tradicional é imbatível. Seja como for, ele é composto por argila.

Afinal, o processo da filtragem ocorre devido à gravidade. Por fim, a água fica armazenada em um reservatório superior. Por outro lado, ela é filtrada em seguida e novamente armazenada, mas agora na parte inferior.

Portanto, nesse processo, todas as impurezas acabam presas nas paredes porosas e na vela filtrante. Ademais, a água limpa é mantida apenas no reservatório inferior. Assim sendo, a grande vantagem desse filtro consiste na troca de calor efetuada com os meios externos.

Tanto quanto o produto é feito com material poroso, ele também é capaz de absorver o calor. Nesse hiato a água do filtro estará sempre bem fresca.

Filtro de barro com acrílico

Decerto, você pode encontrar, também, filtros de barro e acrílico. Aliás, nesses modelos, a parte inferior funciona do mesmo modo: os filtros de argila mantêm a água em estado de constante frescor.

Para que se diferencie do filtro de barro tradicional, o reservatório superior é feito em material acrílico e transparente. Semelhantemente, esse material oferece um grande benefício, qual seja, permite a visualização do nível de água no filtro.

Em síntese, é mais fácil identificar, ao longo do dia, o momento ideal para o reabastecer. Por menos que as diferenças sejam relevantes, esse filtro viabiliza um look mais moderno para a sua cozinha.

Logo depois de se decidir por um filtro de barro diferente do tradicional, você gostará de saber que a parte superior pode ser feita, ainda, de outros materiais, tais como o onipresente plástico.

Avalie a capacidade

Porque a quantidade de pessoas que residem na sua casa não deve ser negligenciada, a definição desse número ajudará na escolha do melhor filtro de barro. Enfim, aqueles que contam com maior capacidade (superior a 10 litros, por exemplo) são recomendáveis a famílias grandes, à medida que evitam o reabastecimento constante de água.

Dessa forma, os filtros podem armazenar, conforme mencionado, a água em ambos os reservatórios – no superior e no inferior. Sem dúvida, ao comprar em lojas físicas ou virtuais, convém checar as descrições dos produtos.

Ou seja, você pode encontrar, no mercado, filtros de barro com dois a dezessete litros em seu reservatório – isso é o suficiente para acabar com qualquer sede, não é mesmo?

Melhor filtro de barro

Analise a vela filtrante

Por certa, a vela também é conhecida como o elemento filtrante desse produto. De conformidade com isso, as velas se dividem em 3 diferentes tipos. Em contraste com outros aparelhos que filtram água, cada uma das peças retira as impurezas de um modo diferente.

Isto é, as velas tradicionais são feitas de cerâmica microporosa, sendo capazes de reter micropartículas sólidas e, assim, deixar a água mais cristalina. Precipuamente, as velas declorantes (ou de “dupla ação”), possuem carvão ativado, eliminando tanto os sabores ou odores quanto os excessos de cloro da água.

Antes de tudo, as velas esterilizantes (ou de “tripla ação”) contam com todas as características mencionadas, além de possuírem revestimentos de prata coloidal. Por consequência, as velas esterilizantes são as melhores, uma vez que reduzem a quantidade de bactérias presentes na água.

Às vezes, os indicativos de retenção das partículas de uma vela podem ser informados, ainda, pelos próprios fabricantes. Principalmente, os filtros de barro tendem a ser classificados na categoria “C”, com a capacidade de reter partículas de cinco a quinze mícrons (medida equivalente a um milionésimo de metro).

Dê preferência aos modelos com boia

Por mais que não apareçam para quem beberá a água, as boias apresentam uma importante função nos filtros: elas evitam o transbordamento da água após ser filtrada. Salvo esse atributo, elas exercem, além disso, outro papel crucial, qual seja, o de aumentar a capacidade dos filtros.

As boias permitem a plenitude dos reservatórios. A maioria dos filtros vem com apenas uma boia. Ao mesmo tempo, quando o produto é de maior dimensão, ele pode vir com até 3.

Pelo contrário do que ocorre com outros itens regulamente comercializados no mercado, nem todos os filtros de barro indicam, em seus rótulos ou embalagens, a existência de boias. Desse modo, não esqueça desse elemento na hora de se decidir pela aquisição.

Adquira filtros certificados pelo INMETRO

No momento em que você comprar, desejará se assegurar da qualidade do filtro, não é mesmo? Felizmente, o Instituo Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o INMETRO (agência estatal, vinculada ao Ministério da Economia) se encarrega de garantir isso.

Essa instituição analisa os requisitos mínimos dos produtos. Dito de outra forma, eles entram no mercado após essa conferência minuciosa. Isso serve tanto para promover a segurança do meio ambiente quanto a dos consumidores.

Só para ilustrar, é imprescindível que o melhor filtro de barro deve vir com o famoso selo do INMETRO. Assim que identificar sua existência, você poderá ficar tranquilo ao saber que ele é de boa qualidade e altamente funcional. Ao passo que nem todos os sites de vendas e fabricantes indicam se os produtos têm o selo, convém ficar de olho nesse quesito.

Banner Geladeiras 300x300

Deixe seu Comentário